quinta-feira, 19 de maio de 2016

Demarcação, Perfuração e Concretagem - Visita Técnica


Como postado anteriormente, nesse blog iremos acompanhar e analisar as etapas de execução de estacas escavadas. Essa análise se dividirá em 3 visitas à obra, marcadas para acontecer em diferentes fases do processo.

A primeira visita aconteceu no dia 18/03/16, mas antes de explicar sobre as estacas, precisamos conhecer todos os serviços que as antecedem.

Lá no primeiro post do blog, expliquei um pouco sobre sondagens. Hoje, vou falar mais a fundo do estudo de solo usado na obra visitada.

A sondagem realizada no Campo di Fiore foi a SPT, que atualmente é a forma mais tradicional de estudo de solo no Brasil. Esse método proporciona a obtenção de amostras de solo, medida de resistência, leitura do lençol freático e também nos possibilita a  leitura de torque durante a realização do ensaio.

Mas como é feita uma sondagem SPT? Olha o esquema abaixo, vou te explicar.  


Os pontos onde será feita a sondagem são determinados de acordo com as características do terreno. Em cada ponto, é montado um tripé com um conjunto de roldanas e cordas, sendo a amostra à zero metro coletada. Na base do furo, apoia-se o amostrador padrão acoplado a hastes de perfuração. Marca-se na haste, com giz, um segmento de 45 cm divido em trechos iguais de 15 cm. Ergue-se o peso batente de 65 kg até a altura de 75 cm e deixa-se cair em quadra livre sobre haste.

E caso você tenha dúvida sobre o processo, a sondagem é padronizada pela ABNT NBR 6484. 

Da obra visitada, temos o resultado de 3 pontos de sondagem e você pode conferir abaixo:

Locação de pontos de sondangem


Primeiro Ponto de Sondagem - SP12

Segundo Ponto de Sondagem - SP13

Terceiro ponto de sondagem - SP14

Após a sondagem é realizada a demarcação dos eixos das estacas, feita pelo topógrafo, conforme especificado em projeto. Veja a foto abaixo:

Demarcação do eixo das estacas

Após a demarcação dos eixos das estacas, o trado mecanizado, equipamento utilização para perfuração, foi instalado e nivelado, posicionando a ponta do trado sobre o piquete, pequena estaca de madeira fincada ao solo, de locação e em seguida iniciou-se a perfuração. O diâmetro e profundidade das estacas estão estabelecidas em projetos. 


Perfuração 
Perfuração
Perfuração

Quando a cota prevista em projeto foi atingida e as características do solo foram confirmadas, compara com a sondagem mais próxima, foi feita a colocação de armadura e em seguida a concretagem.

Concretagem de estaca

Concretagem de estaca

Essa foi a primeira visita técnica, onde pudemos acompanhar a demarcação, perfuração e concretagem das estacas tipo escavadas. Na próxima visita conheceremos mais sobre os blocos sobre estacas e vigas de travamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário