quinta-feira, 5 de maio de 2016

Técnica de Estaca Tipo Escavada


Estacas tipo escavadas são aquelas moldadas "in loco". Seu processo se dá pela perfuração do local, seguida pela retirada de material e por fim preenchida com concreto. Em alguns casos, essas estacas substituem os clássicos tubulões sob ar comprimido, podendo apresentar um custo menor e maior capacidade de carga. Seu diâmetro chega à 2,5 metros e sua profundidade a mais de 40 metros.

Este tipo de estaca é indicada para solos coesivos e sem a presença de lençol freático elevado. Em solos com presença de água, estacas escavadas podem ser executadas com encamisamento do solo no trecho superior ou com utilização de lama bentonítica ou polímero para estabilização das paredes do fuste escavado. 

A principal diferença entre os dois tipos de lama esta no descarte. A lama bentonítica contamina o solo e exige que todo o material escavado seja enviado, junto com a própria lama, para aterros especiais. Já a lama polimérica, depois de utilizada, é misturada a um produto que separa o material em duas partes: água e resíduos aglutinados de polímeros, ambos não poluentes. Sendo assim, esta água pode ser descartada no sistema de drenagem, enquanto os resíduos aglutinados são destinados a um aterro comum, junto com o solo da escavação. 

Segundo NBR 6122/2010, para essa fundação, o consumo de concreto não deve ser inferior a 300 kg/m³, Fck ≥ 20 MPa aos 28 dias, agregado com diâmetro máximo de 19 mm (brita 1) e slump de 8 a 12 cm para estacas não armadas e de 12 a 14 cm para estacas armadas.

Este tipo de estaca profunda possui vantagens como a grande resistência e pequena deformabilidade, ausência de vibração não comprometendo construções vizinhas, colocação direta de arranques dos pilares, possibilidade de ser executada inclinada, possibilidade de uso para execução de estruturas de contenção e custo inferior comparado a sapatas em volume de concreto, escavação e material.


Método da estaca escavada


Parâmetros para estacas moldadas in loco - NBR 6122/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário